Saber mais Diabetes 
Criar um Site Grátis Fantástico
Diabetes tipo 1
Diabetes tipo 1

Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulino-Dependente) - É mais rara.

Este tipo de diabetes caracteriza-se por um défice na produção de insulina, isto acontece porque o sistema imunitário do doente ataca as células betas do pâncreas, pois não as reconhece.

É um tipo de diabetes típico na infância e na adolescência, mas pode também surgir em crianças e jovens. A maioria das pessoas com diabetes tipo I desenvolve grandes quantidades de auto-anticorpos, que circulam na corrente sanguínea algum tempo antes da doença ser diagnosticada. Os anticorpos são proteínas geradas no organismo para destruir germes ou vírus. Auto-anticorpos são anticorpos com “mau comportamento”, ou seja, eles atacam os próprios tecidos do corpo de uma pessoa. Nos casos de diabetes tipo I, os auto-anticorpos podem atacar as células que a produzem. Este tipo de reacção também ocorre noutras doenças, como esclerose múltipla, Lúpus e doenças da tiróide.  A causa desta “confusão” do sistema imunitário ainda não foi definida, apesar de parecer estar associada a casos de constipações e outras doenças. Não é por isso consequência do tipo de alimentação, estilo de vida, etc.

Quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena) o doente necessita de injecções diárias de insulinas para regularizar o metabolismo do açúcar. A quantidade é variável em função do tratamento escolhido pelo endocrinologista e também em função da quantidade de insulina produzida pelo pâncreas. A insulina sintética pode ser de acção lenta ou rápida: a de acção lenta á administrada ao acordar e ao dormir, a de acção rápida é indicada logo após grandes refeições.                                                                                                            

Sintomas da diabetes tipo 1

  1. Mau hálito;
  2. enjoo, vómitos e dores de barriga;
  3. Urinar muito;
  4. Ter muita sede;
  5. Emagrecer rapidamente;
  6. Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
  7. Comer muito sem nada aproveitar;
  8.  Dores de cabeça;

É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início.

Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se detecta a doença.

 





Aqui podes ver e informar-te sobre uma das doenças que mais afecta Portugal e o resto do mundo.

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, existem 194 milhões de diabéticos em todo o mundo.

De acordo com as previsões em 2025 o número de diabéticos terá crescido para mais do dobro em África, no Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente e no Sudeste Asiático.

A diabetes é a quarta maior causa de morte na maioria dos países desenvolvidos. Valores recentes da Organização Mundial de Saúde indicam que 3,2 milhões de mortes por ano em todo p mundo podem ser atribuídas à diabetes, o que equivale a 6 mortes por minuto.

Por isso, PREVINA-TE e fica ATENTO!!




Total de visitas: 6506